Fortalecendo a Governança Institucional para a Geração de Renda
Atualmente, a Associação Angrôkrere-Mebengôkre – PA está desenvolvendo o projeto “Fortalecendo a Governança Institucional para a Geração de Renda”, em parceria com o Fundo Kayapó, gerido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Este projeto tem como objetivo fortalecer a organização comunitária e melhorar as condições de coleta e comercialização da castanha, principal fonte de renda para muitas famílias da Terra Indígena Kayapó.
Entre as principais atividades estão:
Cadastro Socioprodutivo: Realizado com 37 famílias na aldeia Gorotire, para entender melhor as condições sociais e produtivas, assim como o potencial econômico da cadeia da castanha.
Aquisição de Equipamentos: Para facilitar a coleta e o escoamento das castanhas, foram adquiridos um motor de popa 15HP, um barco de alumínio e outros materiais essenciais.
Coleta da Castanha: Iniciada em janeiro de 2025, envolvendo diretamente as 37 famílias cadastradas, com apoio logístico para melhorar a eficiência e segurança do processo.
Apoio às Lideranças: Todo o processo foi realizado com a orientação e participação das lideranças comunitárias, fortalecendo a autonomia da Associação.
Resultados do projeto:
Até o momento, 37 famílias foram diretamente atendidas, impactando aproximadamente 267 pessoas. Os dados coletados no cadastro socioprodutivo revelam a participação expressiva de homens e mulheres no processo de coleta da castanha, que é a principal fonte de renda para essas comunidades.